Responsabilidade social
Coleta seletiva do lixo
Desde janeiro de 2004, a Constanta contribui com o meio ambiente e com a sociedade através do Programa de Coleta Seletiva de Lixo.

A equipe de limpeza da fábrica faz a separação de materiais recicláveis em recipientes específicos, identificados por cores. Esse material é recolhido três vezes por semana por uma empresa parceira e cedido às cooperativas de reciclagem, para que façam o reaproveitamento.

Em nosso processo produtivo é gerada mais uma categoria de resíduo, que são os componentes scrapeados. A separação desse material é feita pelo setor de estoque e pelo controle de qualidade. Esse resíduo é completamente destruído por empresas de sucata para que não haja a possibilidade de serem comercializados, uma vez que são componentes que não estão em perfeitas condições de uso.

Além da organização e limpeza no ambiente de trabalho, a reciclagem de resíduos promove a educação ambiental por envolver a participação dos funcionários e colaboradores que se habituam a separar os materiais recicláveis do lixo orgânico e multiplicam esse conhecimento na comunidade onde vivem.
Reaproveitamento de água de chuva
Consciente do valor da água potável, em especial nas áreas urbanas, e da necessidade de redução do desperdício desse bem tão precioso, em outubro de 2004 a Constanta implementou o sistema de reaproveitamento da água da chuva.

A água é desviada através das calhas e de dutos, passando por um processo de filtragem e indo para um reservatório específico sendo posteriormente utilizada em locais que não necessitem de água tratada, como é o caso das descargas de todos os banheiros. Esse sistema contribuiu para uma importante redução de 15% no uso de água potável.
Projeto Pescar
A Constanta Industrial e a Elster se associaram a uma iniciativa pioneira na área da responsabilidade social: o Projeto Pescar.
A Unidade Projeto Pescar proporciona a formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, resgatando sua auto-estima, e proporcionando seu desenvolvimento profissional.
A Unidade Projeto Pescar já formou 170 jovens nas áreas administrativas, industrial, de manutenção e atendimento. Os resultados da qualidade do curso e as mudanças que promovem na vida dos jovens são provados pela integração de 85% dos jovens formados ao mercado de trabalho.

Proposta da Unidade Projeto Pescar
O curso oferecido pela Elster com apoio da Constanta Industrial é de Iniciação Profissional em Eletricidade e conta com disciplinas como: eletricidade, ética, português, matemática, qualidade, além de noções de inglês, RH, dentre outras. Os jovens aprendem a valorizar as oportunidades e o trabalho como forma de conquistar independência e crescimento profissional.

Processo de Seleção e Composição da Turma
O processo de seleção é criterioso para que os pré-requisitos sejam atendidos. O recrutamento envolve inscrições, avaliações psicológicas, de conhecimentos gerais e redação, dinâmicas em grupo e visitas às casas dos candidatos para verificar suas condições sócio-familiares. A turma é composta por 15 jovens de 16 a 18 anos, de ambos os sexos, que estejam estudando em escola formal e que apresentem situação de vulnerabilidade social.

Duração do Curso
A duração do curso é de 8 meses. Na primeira etapa, são ministradas aulas no período da manhã e tarde. Na segunda etapa, os jovens realizam o aprendizado prático no período da manhã e participam de aulas de informática no período da tarde.

Perfil dos Jovens
Jovens de ambos os sexos, de 16 a 18 anos completos, que estejam cursando o Ensino Médio, e possuam baixa renda familiar.
 
 
 
 
 
 
 
 

Página inicial - Trabalhe conosco - Mapa do site - Contato

CONSTANTA
Avenida Tégula, 888 - Brazilian Business Park - Ed. Ônix - Unidade 9
CEP 12952 820 - Tel.: (55 11) 4417-7550