Atuamos em diversos setores estratégicos do país, que vão desde o agronegócio até o aeroespacial. Ao longo da última década assumimos uma posição de grande destaque no mercado brasileiro de Electronic Manufacturing Solutions (EMS) e não paramos mais. Inauguramos em 2021, o Instituto Constanta de Inovação (ICI) em parceria com o Nepen, com foco principal no mercado de Internet das Coisas (IoT). Direcionamos nossos esforços para desenvolver produtos e softwares, com o objetivo de permitir maior controle de dispositivos e equipamentos inteligentes através de soluções focadas em eficiência energética, iluminação pública, telemetria de água, gás, monitoramento de rebanho bovino, e indústria 4.0, o que, atuamente, nos habilita sermos um “player” nacional com capacidade de integrar tecnologias estratégicas com produção industrial em escala.
A indústria eletrônica desempenha papel estratégico no sucesso da transformação digital e adoção de soluções de Internet das Coisas, sendo a base para sua implementação. Mesmo com políticas públicas vigentes, o mercado brasileiro ainda apresenta baixa penetração de soluções em IoT, reforçando seu potencial de forte expansão no curto e médio prazo. Podemos dizer com absoluta convicção que o Grupo Constanta está um passo à frente e, hoje se apresenta ao mercado com soluções fim a fim para criação de valor na cadeia de IoT.
Em todo processo de crescimento da Constanta, tivemos a parceria fundamental da Abinee, que possibilitou sentirmos de perto a força de uma instituição tão poderosa e capacitada para enfrentar desafios enormes. A Abinee também traz consigo o sucesso e a tradição. Temos orgulho e estamos comprometidos juntos rumo ao desenvolvimento socioeconômico do país
Desde sua criação, busca se atualizar e ser referência em manufatura de eletrônicos, atendendo os mais diversos segmentos, com produtos e soluções que vão do agronegócio à área da saúde, com tecnologia de ponta e uma equipe altamente qualificada para atender todas as demandas.
A planta fabril está localizada em Atibaia/SP, próxima a polos de pesquisa e industriais, além de possuir fácil acesso a aeroportos internacionais, grandes rodovias nacionais e ao maior complexo portuário da América Latina, o porto de Santos, conectando a Constanta à todo o país e ao mundo.
A Constanta possui, também, uma planta fabril em Manaus, representando o ápice da inovação industrial, sua posição estratégica fortalece nossa capacidade de atender mercados nacionais e internacionais com eficiência sem precedentes.
Além disso, a Constanta se preocupa com o meio ambiente e o futuro do planeta, dessa forma, está sempre em busca de melhorias no descarte do lixo eletrônico, promove campanhas de conscientização com a equipe interna, da própria empresa, e externa, das cidades do entorno, além de apoiar diversos projetos sociais.
Pedro Gouveia (CFO)
- Administrador de empresas com MBA em finanças, possui 20 anos de experiência no mercado eletroeletrônico.
- Atuou em diversas áreas em empresas multinacionais e possui sólida experiência na área de supply chain.
- Participou da construção e execução do plano de negócios como sócio-diretor do segmento eletroeletrônico - EMS (Electronic Manufacture Services).
- Entre 2012 e 2019 foi responsável pela área de Supply Chain de Constanta.
- A partir do segundo semestre de 2019 adquiriu a liderança da área financeira, e atualmente atua como CFO (Chief Financial Officer) da empresa.
Roberval Tavares (CEO)
Com uma sólida formação acadêmica em Eletrônica e Administração de Empresas, este profissional acumula mais de três décadas de experiência no setor eletroeletrônico. Sua trajetória é marcada por contribuições significativas em diversas áreas, incluindo desenvolvimento e produção de eletroeletrônicos, com experiências em importantes multinacionais. Destaca-se por sua atuação como cofundador da unidade de Soluções de Manufatura Eletrônica (EMS) da Constanta, consolidando-a como um marco no segmento de mercado.
Atualmente, dedica-se ao fortalecimento da indústria nacional por meio da iniciativa “MADE IN BRAZIL”, promovendo a integração de tecnologia e inovação no mercado brasileiro através de parcerias estratégicas. É um dos pioneiros do Instituto Constanta de Inovação (ICI), ocupando posições de liderança como Diretor na Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e Conselheiro na Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), evidenciando seu compromisso com o avanço tecnológico e inovação.
Desde 2020, exerce o cargo de CEO no Grupo Constanta, onde lidera com visão estratégica e inovadora, contribuindo significativamente para o crescimento e a sustentabilidade do setor eletroeletrônico nacional. Sua gestão é caracterizada pela busca constante de excelência, inovação e pelo desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades contemporâneas do mercado e da sociedade.
Artur Carrijo (COO)
- Administrador de empresas, possui mais de 20 anos de experiência no mercado eletroeletrônico.
- De 2003 a 2010 atuou em diversas áreas em empresas multinacionais do setor.
- Atuou como CEO e proprietário de uma Contract & Manufactured (CM) nacional por quase uma década, colocando-a entre os principais players do mercado.
- No início de 2020, por questões estratégicas, sua empresa foi adquirida pela Constanta onde assumiu a função de COO (Chief Operating Officer) agregando toda sua experiência de mercado, inclusive IoT.
Nossa história
2024
A companhia em 2024 adquiriu a certificação 9100 aeroespacial. Em 2024 também conquistamos o selo GPTW, que reforça nosso compromisso com bem-estar de nossos colaboradores.
2023
Aquisição da LAAGER Tecnologias Sustentáveis Ltda e Início das Atividades da Constanta Manaus.
2021
Inauguração do ICI (Instituto Constanta de Inovação).
2020
Expansão da área Fabril. Aquisição Absolut Mobile. Produção de 7 mil ventiladores pulmonares no combate a COVID-19.
2019
Centralização das operações na planta de Atibaia.
2017
Certificações: Além da ISO 9001, a companhia adquire o certificado ISO 13485 (Área médica, hospitalar).
2016
Ampliação e modernização da planta fabril em Atibaia.
2012
Inauguração da planta de Atibaia.
1998
Empresários locais compram a Constanta do grupo Philips e a planta é transferida para o bairro do Ipiranga, São Paulo/SP.
1969
Passa a fazer parte do grupo Philips.
1952
Constanta é fundada por e inicia suas atividades fabricando resistores de carvão.